segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Estou para fazer vestibular no próximo final de semana.A universidade daqui só permite entrada a partir do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que é uma prova extremamente longa e cansativa (são noventa questões por dia, 45 por tecnologia, tipo humanas, matemática e tal),e que deixa os alunos à flor da pele alguns dias antes.
Devo dizer que já estive mais nervosa na minha vida.Claro que eu não tenho como supor como estarei no dia em si,sentada em uma cadeira na qual nunca sentei e rodeada de estranhos, com comida em cima da banca e imaginando todas as possíveis formas de tudo dar errado.O grande problema está na realidade de que eu não posso ficar nervosa.
Simples assim.Eu não posso ficar nem um pouquinho nervosa, porque isso acarreta aquelas síndromes de pânico que eu tenho o tempo todo por tudo.O nervosismo me faria tirar uma nota furada, horrível, e eu não posso me deixar abalar por isso.
Eu preciso de uma média de 730 pontos (mais ou menos) para passar no curso que eu quero (apesar de não vir ao caso, o curso é Psicologia.).Não que essa seja uma média imposta, mas porque essa é a média das notas que as pessoas que passam em psicologhia tiram, ou um pouco menos, o que significa que tirando essa nota eu praticamente garanto minha vaga.
Apesar de esse ser um blog de reflexões, por tudo em panos limpos me acalmaria um pouco, e como o blog é meu e eu faço o que eu quiser com ele, vou por algumas coisinhas aqui.
A nota do ENEM é dividida em duas.Tem a nota da redação + nota das tecnologias.Como a prova vale 1000, no total, os pontos das tecnologias (que são 180 questões) são divididas por 180 e multiplicadas por 1000, depois somadas com a nota da redação ( que também vale 1000) e divididas por 2.
Ou seja, a média que eu preciso tirar nas tecnologias, considerando que eu sempre tiro em torno de 750 a 950 na redação, é de 120 questões.
Eu suponho que eu consigo tirar mais que 750 na redação ( vou treinar mais essa semana, temas como homofobia, bullying, sustentabilidade, trânsito, nova proposta ambiental e etc...), mas para tudo isso, eu preciso de CALMA.
O que não é fácil conseguir,por sinal.
Bom,isso foi um desabafo.Só gostaria de deixar registrado aqui que eu tentarei o máximo conseguir me acalmar para essa prova.Respirarei fundo e sempre deixarei claro para mim mesma que vestibular não é o fim do mundo.Apesar de eu querer muito ir logo estudar na universidade,conseguir certa independência e tudo mais, existe a possibilidade de eu não passar.E se isso ocorrer, apenas erguerei minha cabeça e tentarei novamente.
Tenho minha família ao meu lado para o que der e vier.
Por outro lado, eu POSSO passar.Eu sou muito boa em humanas, linguagens e na redação, e isso é suficiente para eu tirar a nota que almejo.
É isso.Eu só preciso estudar, confiar em meu potencial e manter a cabeça erguida.
Porque enquanto eu acreditar em mim mesma, não ficarei nervosa, porque não terei do que duvidar.
Sempre existirão dificuldades na vida, pois é disso que ela é feita.As dificuldades são a única coisa que faz a vida ser diferente da morte, que nos faz sentir,transpirar,respirar, ver e etc.A vida é tão linda, em todo o seu esplendor, que as dificuldades se tornaram uma parte considerável e importantíssima dela.
Aceitando as dificuldades, só preciso lidar com elas.
Vai dar tudo certo no final.Conseguirei minha liberdade e maturidade para seguir em frente.Tudo passou muito rápido, e esse pedaço de minha vida também passará.
Vou estudar agora, me manter calma e honrar minhas próprias palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário